Entrevista com a galera do Som de Fogueira
IMAGEM: Cultura Capixaba |
Quem já passou pela Rua da Lama durante uma terça-feira já deve ter notado que o projeto Som de Fogueira é o responsável pela agitação da rua mais badalada da Grande Vitória.
Recentemente essa galera lançou seu primeiro EP de trabalho e reuniu muitos admiradores para comemorar esse sucesso. Nós do Cultura Capixaba estivemos presentes, tiramos algumas fotinhas (que você pode conferir clicando aqui) e também realizamos uma entrevista.
1- O Som de Fogueira é um projeto musical que tem mais de 2 anos. Qual foi o objetivo de criar o projeto?
O som de fogueira nasce oficialmente em dezembro de 2014, quando convenço amigos músicos, que já tocavam no birita, a se juntar para apresentar algumas músicas autorais, que tínhamos em parceria.
Esse encontro deu certo, e estimulou outros musicos a comparecerem nas terças, tornando o dia da semana , inicialmente, um encontro de musicos.
Era uma mistura de "JAM SESSION" com apresentação de músicas autorais de cada um que se apresentava no palco.
Com o introsamento e as composições de musicas novas decidimos oficializar a banda, ensaiar e formatar um Álbum, com as musicas que as pessoas já cantavam ao longo dessas apresentações.
2- Como foi e está sendo a reação do público com o Som de Fogueira?
Apesar de torcer muito pra que virasse... Não imaginava, que um projeto que nasceu de uma vontade de apresentar algo original, e retomar aquela vontade de viver uma cena local forte, tivesse uma aceitação tão orgânica por parte dos músicos e imprensa. Estou muito feliz e esperançoso.
3- Como é viver de música no Estado?
A própria criação e viabilização desse projeto, se dá pela falta de valorização do musicos capixabas. Vivemos uma época complicada. O empresários não apostam nos músicos locais, a imprensa não incentiva... E o público não defende os artistas capixabas, como acontece no Rio de Janeiro ou Bahia.
Mas sinto que algo está preste a acontecer, e em breve a cena autoral Capixaba viverá uma transformação.
4- Sabemos que o projeto é um grande sucesso na rua da Lama, em Vitória. O grupo já pensa em estender o projeto? Ou até mesmo criar o segundo CD? E serão com músicas autorais como no primeiro?
Desde da entrada do Renato CasaNova, no começo desse ano de 2017, nos apresentamos em várias cidades do estado, e podemos ver a grande aceitação do público.
Essa aceitação por parte do público é tão estimulante, que faz a gente se reunir semanalmente pra compor e finalizar a Produção do próximo álbum, que vai se chamar " MOQUECA CULTURAL" .
Nesse álbum iremos incluir musicas, QUEM FALTAVA CHEGOU!, e FERNANDA, que a galera de terça já conhece e canta com a gente.
Por incrível que pareça desde da 1ª apresentação nossa, toda vez que cantamos a música CHUVA DE ALEGRIA, vemos uma reação muito positiva. Sem duvida ela é nosso carro chefe, e não podemos deixar de tocar.
6- O grupo está disponível para convites e contratos em shows e eventos? Se estiverem, como os interessados podem entrar em contato?
Agora esperamos convites, pra mostrar essa vibe das terças pra vários lugares. Tenho certeza que será um prazer conquistar mais pessoas e poder representar, sempre nossa #RuaDaLama
Nenhum comentário