24º Festival de Cinema de Vitória homenageia o cineasta Glauber Rocha em sua identidade visual
A
identidade visual do Festival de Cinema de Vitória é algo que tem
surpreendido o público a cada nova edição. Para sua 24ª edição, que
acontece de 11 a 17 de novembro deste ano, a programação visual do
evento rende homenagem a um dos mestres do cinema brasileiro - Glauber
Rocha - e aos 50 anos do filme “Terra em Transe”, obra emblemática do
diretor.
O
designer Paulo Prot é a mente criativa por trás da nova logo do
Festival e da ilustração que se baseia nas icônicas fotografias em que
Glauber Rocha está parodiando o conto dos três macacos sábios. A
ilustração também faz referência a uma frase proferida pelo cineasta
baiano em uma entrevista onde ele diz que “cinema é pra ver e pra
ouvir”.
Solidez e novidade
No
processo de concepção da nova marca do FCV, buscou-se transmitir a
solidez de um evento que acontece há mais de duas décadas e ainda sim
garantir uma boa relação com as novidades trazidas a cada nova edição do
evento. No sentido visual, a marca se baseia em uma perspectiva
diferenciada da tela de cinema, pendendo mais para um trapézio, enquanto
o logotipo se mantém sólido.
Paulo
Prot explica que foi desafiador desenvolver a identidade visual e que
buscou levar em consideração características mutáveis e fixas da marca:
“para esse aspecto, foram definidos a tipografia e o diagrama dos
materiais, ou seja, o comportamento da marca junto a outros elementos em
um grid modular. Os elementos mutáveis surgem com o objetivo de
demonstrar o ineditismo de cada edição do Festival, podendo ser estes
elementos ilustração, fotografia ou linguagens híbridas como montagens”.
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