Cacá Carvalho apresenta o espetáculo “2 X 2 = 5 O HOMEM DO SUBSOLO” 27 e 28 de maio no Teatro Glória do Centro Cultural Sesc Glória
Inspirado no romance “Memórias do Subsolo” publicado em 1.864 pelo escritor russo Fiódor Dostoiévski, o espetáculo é resultado de uma bem sucedida parceria de 30 anos do ator Cacá Carvalho com o “Teatro della Toscana” da Itália, o diretor Roberto Bacci, o dramaturgo Stefano Geraci, o cenógrafo e figurinista Márcio Medina e o iluminador Fábio Retti.
“2 x 2 = 5 O Homem do Subsolo” é um mergulho profundo no universo subterrâneo de um homem que abandona o convívio social para enfrentar sua própria consciência. Questiona o auto respeito e a sinceridade humana, numa reflexão sobre as estranhezas de cada um, guiando o espectador em direção a uma descida escura na sua consciência. O homem em estágio terminal de miséria moral descrito pelo russo em sua obra adquire tamanha consciência de mundo que ri de si mesmo e da humanidade. Uma confissão do protagonista-narrador que golpeia, com a sua dissecante crueldade, as dores de um anti-herói e representa perfeitamente a crise do homem moderno, numa época de transição e de conflitos.
A peça confronta o público, o força a pensar. Ao exacerbar sua condição, doente do fígado, o personagem apresenta questionamentos de aparência, roupas, cortes de cabelo e traz a reflexão sobre o que realmente é preciso para se viver em paz e ser feliz.
A OFICINA
A oficina “O Subsolo Produtivo do Ator” é destinada a atores e serão trabalhados
os princípios da construção de uma ação física estruturada, base dos trabalhos
desenvolvidos entre Cacá Carvalho e seu mestre Roberto Bacci. Serão disponibilizadas 25 vagas e as aulas serão de 23 à 26 de maio, das 13h às 21h. Os interessados devem enviar o currículo e uma carta de intenção por e-mail (oficina2x2@gmail.com), até o dia 16 de maio.
A oficina é uma oportunidade para jovens atores conhecerem mais verticalmente a forma com que o ator Cacá Carvalho enfrenta o ofício, assim o encontro será muito mais potente e poderá render frutos para a cidade, no que tange à reflexão sobre o fazer artístico e a performance do ator em cena.
SERVIÇOS:
Espetáculo 2 x 2 = 5 O Homem do Subsolo
Datas: 27 e 28 de maio
Horário: Sábado às 20h e Domingo às 18h.
Local: Teatro Glória do Centro Cultural Sesc Glória – Av. Jerônimo Monteiro, 428 –
Centro – Vitória/ES
Valor: R$ 20,00 (inteira)/R$ 10,00 (meia entrada).
Colaboradores da Petrobras pagam meia entrada na compra de até dois ingressos.
Ingressos: na bilheteria do teatro.
Classificação: 14 anos
Duração: 80 minutos
Gênero: Drama
OFICINA:
O Subsolo Produtivo do Ator Inscrições gratuitas: até 16/05 pelo e-mail oficina2x2@gmail.com.
Aulas: 23 a 26 de maio, de 13h às 21h.
Local: Sala de Dança do Centro Cultural Sesc Glória.
Pré-requisitos: ser ator, enviar o currículo e carta de intenção e ter lido o livro “O
Homem do Subsolo”.
Resultado: 19 de maio, por e-mail aos selecionados.
Objetivos:
Ajudar o desenvolvimento e conhecimento técnico e humano para formação de um ator.
Metodologia:
Palestras e exercícios práticos usando o romance “O Homem do Subsolo” de
Dostoiévski.
FICHA TÉCNICA
Direção: Roberto Bacci
Dramaturgia: Stefano Geraci
Elenco: Cacá Carvalho
Tradução para o Português: Anna Mantovani
Cenário e Figurino: Márcio Medina
Criação de Luz: Fábio Retti
Música: Ares Tavolazzi
Fotos: Roberto Palermo
Assistente de direção: Silvia Tufano
Montagem e Operação Técnica: Fábio Retti
Arte gráfica: Maristela Forti
Criação: Teatro della Toscana, Teatro Era Csrt e Casa Laboratório para Artes do Teatro
Patrocínio Petrobras
Equipe de produção:
Produção Local: WB Produções
Marketing Cultural e produção: Mina Consultoria
Assistente de produção: Kelly Kurahayashi
AS PARCERIAS E O PROCESSO DE CRIAÇÃO
O processo de trabalho da montagem de “2 x 2 = 5 O Homem do Subsolo”, levou quatro anos pontuados por três momentos. O primeiro, preparado na Itália, foi de transposição da obra literária para uma narrativa teatral, levou 08 meses. O segundo momento, preparado no Brasil, a partir do texto, foi o trabalho de memorização, primeiramente em italiano, e a construção de ações do espetáculo, assim como um trabalho direto com o cenógrafo para idealização do espaço cênico.
O terceiro momento foi concluído num período de 35 dias na Itália, para a finalização das ações junto ao texto já memorizado, e o uso dos objetos construídos. Esta montagem foi a primeira produção do Teatro della Toscana, uma junção da antiga nomenclatura Fondazione Pontedera com o atual Teatro de La Pergola, em Firenze, na Itália. A estreia no Brasil foi no SESC Santo Amaro, em São Paulo, no dia 14 de março de 2015.
Dos encontros entre Cacá Carvalho e Roberto Bacci [Brasil e Itália] surgiram diversos espetáculos. Entre eles: “O Homem com a Flor na Boca”, de Luigi Pirandello [1994], “O Hóspede Secreto”, com Joana Levi e Cacá Carvalho [2003], “A Poltrona Escura”, de Luigi Pirandello [2004], “umnenhumcemmil”, de Luigi Pirandello [2011]. Todos realizados com a mesma equipe de trabalho.
Os frutos desta parceria não são somente espetáculos, em 2004, foi fundada na cidade de São Paulo a Casa Laboratório para as Artes do Teatro, espaço de formação e pesquisa teatral, onde acontecem trocas de saberes, conhecimentos e inquietações, que propõe um aprofundamento prático e teórico quanto ao fazer do ator.
Nenhum comentário