Unidades de saúde de Vitória estarão abertas neste sábado para Dia D de vacinação
Neste sábado (19) será realizado o Dia D da campanha nacional de vacinação contra sarampo. Em Vitória, todas as 29 unidades de saúde estarão com as salas de imunização funcionando das 8 às 17 horas. A campanha, que se estenderá até o próximo dia 25, tem como público-alvo crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Além da dose da tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estará intensificando as vacinas contra HPV e Meningite C.
A vacina Meningocócica C é indicada para meninos e meninas com idade entre 11 e 14 anos. A vacina contra HPV é indicada para meninas com idade entre 9 e 14 anos e para meninos de 11 a 14 anos.
Desde o início da campanha, no dia 7 de outubro, 600 crianças foram imunizadas em Vitória contra o sarampo, 244 adolescentes receberam a dose para prevenção de HPV e 108, a vacina contra Meningite C.
Segundo a secretária de Saúde, Cátia Lisboa, o Dia D da vacinação facilita o acesso das pessoas que não conseguiram ir até as unidades durante a semana. "A vacinação é a forma mais eficaz e segura de proteção contra o sarampo. É muito importante que os pais ou responsáveis levem suas crianças para tomar essa vacina".
Cobertura
Em Vitória, a cobertura vacinal para sarampo é de 106,94% na faixa etária de 6 meses a 11 meses e de 103,82% para menores de 2 anos.
Onde se vacinar
No Dia D, todas as unidades estarão abertas das 8 às 17 horas: Andorinhas, Fonte Grande, Ilha das Caieiras, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Maruípe, Praia do Suá, República, Resistência, Santa Luiza, Santo André, Santo Antônio, Vitória/Parque Moscoso, Alagoano, São Pedro V, da Penha, do Quadro, Grande Vitória, Consolação, Ilha de Santa Maria, Ilha do Príncipe, Itararé, Jabour, Jesus de Nazareth, Maria Ortiz, Santa Martha, Bonfim, São Cristóvão e Forte São João.
Para se vacinar, é importante levar o cartão de vacina da criança para manter o documento atualizado.
Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa e muito contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.
Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156
Fonte: Prefeitura de Vitória
Nenhum comentário